O projeto Circulador Cultural, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), movimenta novamente o Centro Histórico da capital paraibana neste domingo (23). A partir das 16h, o público poderá conferir duas atrações que representam a força da música alternativa local: a cantora Val Donato e a banda Gatunas. O evento é aberto ao público e promete uma tarde de celebração artística na Casa da Pólvora.
Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o Circulador Cultural já se consolidou como um dos projetos mais bem-sucedidos da Fundação.
“Há quase cinco anos realizamos essa festa com artistas importantes da nossa música e tem sido uma felicidade grande anunciar o Circulador Cultural. Seguramente, Val Donato e Gatunas vão fazer um show muito bom. Elas têm um público muito fiel, que segue suas criações há bastante tempo. É um show que atrai o público universitário, que é o perfil da Casa da Pólvora”, destacou.
Ele acrescenta que o projeto reforça a proposta estética da Casa da Pólvora, que prioriza uma linha mais experimental e alternativa. “Val Donato está dentro desse aspecto da poética e da estética ligada a esse público juvenil. Isso é muito importante para nós, garantir, dentro da nossa política, apoiar e acolher toda a diversidade das culturas de João Pessoa”, completou.
A força da música de Val Donato
A cantora Val Donato celebrou o convite e destacou a importância do Circulador Cultural para a cena artística local.
“Além de dar sempre mais visibilidade aos artistas da nossa cidade e do estado, mantém viva a circulação de pessoas nesse lugar tão bonito e importante para a história da cidade que é a Casa da Pólvora. Espero que esse projeto se estenda por longos anos”, afirmou.
No show, Val promete uma mistura de músicas autorais e covers que marcaram sua trajetória, com destaque para o rock. A apresentação também celebra o lançamento de seu novo álbum, ‘Matriz’. Do primeiro disco, o público poderá curtir faixas como “Café amargo” e “Para mim, você”, seu maior sucesso. Já do trabalho mais recente, entram no repertório músicas como “Força vital” e “Na foice do tempo”.
“Estou super ansiosa para esse show. É um lugar que eu gosto muito e faz um bom tempo… Acho que foi em 2018 que fiz um show meu lá. Com meu trabalho próprio, faz bastante tempo, e estou muito a fim de fazer isso de novo. Vai ser um dia muito especial, uma tarde de rock feminino da Paraíba, porque vai ter o show da banda Gatunas. Vai ser lindo”, disse a artista.
Gatunas leva representatividade ao palco
Representando o rock alternativo autoral, a banda Gatunas também celebra a participação no evento. Para Morgana Morais, baixista e vocalista, o Circulador Cultural cumpre um papel essencial na promoção da cultura paraibana.
“É um projeto muito importante porque incentiva e fomenta, em todos os âmbitos, a cultura paraibana, principalmente a música alternativa e autoral. É muito importante que a gente esteja dentro desses circuitos para mostrar que a Paraíba também tem muita coisa boa. O turista pode chegar, ver um pôr do sol num lugar maravilhoso e escutar uma música de qualidade”, afirmou.
Com essa proposta de valorizar a produção artística local, o Circulador Cultural reafirma seu compromisso com a diversidade e a potência criativa da capital paraibana.
POR: PORTAL TAC








