Governo da Paraíba e TRE-PB firmam parceria para criação do Museu da Justiça Eleitoral e Memorial da Democracia

O Governo da Paraíba e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deram, nesta quinta-feira (7), um passo decisivo para a preservação da história política e democrática do estado. Em cerimônia realizada no Centro Histórico de João Pessoa, o governador João Azevêdo assinou três medidas que viabilizam a utilização do Casarão dos Azulejos como nova sede do Museu da Justiça Eleitoral e do Memorial da Democracia.

O primeiro ato oficial foi a assinatura do termo de cessão do imóvel para o TRE-PB, permitindo a implantação do Museu da Justiça Eleitoral, atualmente localizado na sede do Tribunal. O espaço histórico, que remonta à década de 1930, será adaptado para receber acervos, documentos e exposições permanentes sobre a trajetória eleitoral paraibana.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ressaltou a relevância do momento. “A cessão representa um gesto de confiança do Governo do Estado e um compromisso com a memória, a cultura, a história e a Justiça Eleitoral paraibana. Aqui foi a nossa primeira casa, em 1932. O Tribunal se reuniu, pela primeira vez na Paraíba, neste espaço. Então, a gente guarda uma identidade, e é exatamente por isso, com a sensibilidade do governador João Azevêdo, que, hoje, a gente está concretizando essa cessão”, afirmou.

O Casarão dos Azulejos, conhecido por sua importância arquitetônica e histórica, passará a abrigar iniciativas voltadas à valorização da democracia e à preservação da memória institucional do TRE-PB, tornando-se um novo ponto de visitação e referência cultural na capital paraibana.

Publicar comentário