Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou de "imbecil" o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, após ele fechar um pacto militar com a Guiana e sugerir que os Estados Unidos pode usar sua marinha contra a Venezuela.
O que aconteceu
"Imbecil. Ninguém ameaça a Venezuela", disse Maduro sobre Marco Rubio. Durante discurso, o venezuelano ainda fez críticas pessoais a Rubio, dizendo que ele "nunca viu uma assembleia popular, nunca foi a um bairro", porque é da "elite corrupta de Miami", cidade onde o secretário de Trump nasceu.
Maduro criticou Estados Unidos por deportação de venezuelanos a El Salvador. Neste mês, o governo Trump deportou a El Salvador 238 venezuelanos que viviam nos EUA, dizendo que todos pertenciam à gangue Tren de Aragua.
A operação, chamada de "sequestro" por Maduro, foi vista pelo presidente venezuelano como uma campanha de criminalização contra os imigrantes…
Vejam o que fizeram com os migrantes venezuelanos. Quem pediu e apoiou o sequestro deles em El Salvador? Quem?
Que o povo diga. Eles precisam saber disso; mais cedo ou mais tarde, essa criminosa responderá perante a justiça pelo que esse povo fez com ela. [...] Este povo tem que se tornar mais rebelde quando é ameaçado, quando é golpeado, somos mais rebeldes, somos mais altivos, mais lutadores e temos que cuidar da Venezuela, cuidar da paz do nosso país e a melhor forma de exercer o poder popular é construindo.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela…
EUA e Guiana assinaram pacto de segurança. O acordo coloca a Guiana sob uma espécie de guarda-chuva de proteção de Washington. Durante coletiva de imprensa, Rubio alertou que uma eventual ação da Venezuela na Guiana será respondida pela Casa Branca