×

Quem é Yu Zidi, nadadora chinesa de 12 anos que chocou o mundo no Mundial

Chinesa bate recordes de idade e já disputa medalhas contra as melhores do mundo em Singapura

Aos apenas 12 anos, a chinesa Yu Zidi já é uma das nadadoras mais rápidas do mundo e vem chamando atenção no Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Singapura.

Apesar da World Aquatics estabelecer idade mínima de 14 anos para a competição, os tempos impressionantes de Yu a qualificaram mesmo assim.

E ela quase subiu ao pódio logo na estreia: terminou em quarto lugar nos 200 metros medley individual na última segunda-feira (21), ficando a apenas 0,06 segundo do bronze. A prova foi vencida pela canadense Summer McIntosh, outra jovem estrela da natação.

Surpreendentemente, essa nem é a especialidade de Yu neste Mundial. Ela ainda vai disputar os 400 metros medley e os 200 metros borboleta, provas em que, após seu desempenho inicial, as chances de medalha são reais.

Esta é a primeira vez que Yu compete com a elite mundial, mesmo com uma carreira ainda muito curta. Ainda assim, muitos dos principais nomes do esporte já estão de olho nos tempos que a jovem tem alcançado na China.

No campeonato nacional em maio, por exemplo, ela nadou os 200m medley em 2:10.63. A marca não só lhe rendeu a prata, como se tornou a mais rápida da história para um nadador ou nadadora de 12 anos.

Já nos 200 metros borboleta, sua prova favorita, cravou 2:06.83, tempo que teria lhe garantido o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio e que, em 2024, seria suficiente para o ouro no Mundial.

A trajetória de Yu impressiona ainda mais quando se considera que ela só começou a nadar aos seis anos. Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, citada pela Associated Press, tudo começou por acaso:

“O verão estava muito quente, e meu pai me levou a um parque aquático”, contou Yu. “Gostei da sensação refrescante da água e passava muito tempo nas piscinas infantis. Um dia, um treinador se aproximou e perguntou se eu queria nadar mais rápido.”

Casos como o dela não são inéditos. Mulheres na natação frequentemente atingem o alto nível muito jovens. A canadense Summer McIntosh, por exemplo, estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio com apenas 14 anos e hoje, aos 18, já tem ouros em Mundiais e Jogos da Commonwealth. Recentemente, registrou o segundo melhor tempo da história nos 200m borboleta.

Publicar comentário