×

Santa Rita promove 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e elege delegadas para etapa estadual

A Prefeitura de Santa Rita realizou, no último dia 24 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, reunindo cerca de 120 participantes no auditório da Escola CEST, no Centro da cidade. O evento começou com uma apresentação cultural do grupo de idosas da ONG Pro Dia Nascer Feliz, emocionando o público e dando o tom de protagonismo feminino ao encontro.

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência foi marcada por debates sobre igualdade de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher e ampliação da participação feminina nos espaços de poder e decisão.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Edilicya Melo, ressaltou a relevância da iniciativa como instrumento de escuta e construção coletiva. “Essa conferência foi um espaço democrático de escuta e proposição. Mobilizamos diversas vozes para que todas fossem ouvidas, e saímos daqui com propostas concretas para fortalecer as políticas públicas para as mulheres santarritenses”, pontuou.

O prefeito Jackson Alvino também destacou a importância do evento como parte do compromisso da gestão com a promoção da dignidade e da segurança das mulheres. “A conferência foi um marco no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em Santa Rita. Precisamos ouvir, respeitar e transformar em ação as pautas que garantam mais dignidade, segurança e oportunidades para todas”, afirmou.

Foi convidada a professora associada da UFPB Luziana Ramalho, pesquisadora na área de segurança pública e violência, com vasta produção acadêmica sobre o tema. Também participou como palestrante, proferindo a palestra magna Joyce Borges, contribuindo para o aprofundamento dos debates.

A programação foi estruturada em quatro eixos temáticos:

  • Eixo I: A Política Estadual para as Mulheres – avanços, desafios e o papel do Estado na gestão das políticas públicas em nível municipal, estadual e federal;
  • Eixo II: O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres – estrutura, instrumentos de gestão, regulamentação, financiamento e institucionalização;
  • Eixo III: Participação democrática e fortalecimento de conselhos e organismos governamentais – com foco nos planos municipais e estaduais e no papel da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana;
  • Eixo IV: Políticas públicas interseccionais e intersetoriais – abordando temas como enfrentamento às violências de gênero, saúde, trabalho, autonomia econômica, educação, diversidade, racismo, LBTQIAPNfobia, assistência social, esporte, lazer e divisão do trabalho doméstico.

Ao final das discussões, foram escolhidas 14 delegadas, 8 da sociedade civil e 6 da gestão municipal, que irão representar Santa Rita na conferência estadual, fortalecendo a presença e a voz das mulheres santa-ritenses na construção de políticas públicas em todo o estado.

WhatsApp-Image-2025-07-24-at-21.19.44-1-1024x683 Santa Rita promove 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e elege delegadas para etapa estadual

Publicar comentário