Terra natal de Jackson recebe Alceu
Pernambucano está entre as atrações do festival itinerante em Alagoa Grande, berço do ícone da música regional
A Rota Cultural Caminhos do Frio chega, amanhã, a Alagoa Grande, a penúltima cidade a receber o festival itinerante em 2025. Com uma população de cerca de 26 mil habitantes, conforme o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é considerado o maior produtor de fava do Brasil e conhecido como berço do cantor, compositor e multi-instrumentista Jackson do Pandeiro, além da líder sindical Margarida Maria Alves — duas importantes personalidades da Paraíba e de todo o Brasil.
Entre os atrativos de destaque do tradicional circuito do Brejo, nos próximos dias, Alagoa Grande receberá o artista pernambucano Alceu Valença. A agenda especial de atividades, que prosseguirá no município até o próximo domingo (31), também oferecerá ao público visitante oportunidades de conhecer a rica cultura e os variados produtos turísticos locais, como o Teatro Santa Ignêz — o terceiro mais antigo do estado —, o Memorial Jackson do Pandeiro, o engenho de fabricação da Cachaça Volúpia e a comunidade Caiana dos Crioulos.
Lançado em Areia, no fim de junho, o 18º Caminhos do Frio encerra, hoje, sua programação em Bananeiras, após ter passado por Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema e Remígio. Com o tema “Celebrando os Povos Tradicionais”, o evento concluirá sua edição deste ano em Alagoa Nova, que o sediará de 1º a 7 de setembro. O festival é promovido pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano (FRTSB-PB), com o apoio do Governo Estadual, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado (Fecomércio-PB) e das prefeituras das 10 cidades participantes. Seu objetivo é proporcionar uma ampla gama de atrações, incluindo apresentações musicais, espetáculos teatrais, experiências culinárias e atividades de imersão na natureza.
Projeção
Para a secretária de Turismo e Cultura de Alagoa Grande, Tamyres Dysa da Luz, a expectativa é de que 10 mil pessoas passem pela cidade, somente nos dias dos grandes shows do Caminhos do Frio — na próxima sexta-feira (29) e no sábado (30) —, com a perspectiva de que a semana de atividades totalize o dobro desse montante. Segundo a representante da gestão municipal, todos os equipamentos de cultura da cidade estarão funcionando nos três turnos, com condutores à disposição para recepcionar o público.
Tamyres destacou a participação de talentos da terra em meio às atrações da agenda. “Acolhemos todos os projetos inscritos pelos artistas locais. Teremos uma semana repleta de cultura e de intervenções artísticas, inclusive durante a sexta-feira e o sábado. Os intervalos entre as bandas contarão com essas apresentações”, adiantou a secretária, acrescentando que a fava também terá espaço garantido na programação: “Trabalharemos esse alimento como elemento de protagonismo gastronômico”.
Publicar comentário