Flamengo vence Palmeiras e se torna o primeiro clube brasileiro Tetracampeão da Libertadores

Zagueiro Danilo foi o herói do título rubro-negro e também entra para história do clube

O Flamengo é o primeiro brasileiro tetracampeão da CONMEBOl Libertadores. Com uma vitória suada diante do Palmeiras por 1 a 0, o rubro-negro colocou de vez seu nome na história do futebol sul-americano.

O herói do título foi Danilo, que fez seu quinto gol na temporada e é apenas o terceiro nome a marcar um gol numa final de Libertadores. Como campeão, o Mengão jogará o Torneio Intercontinental e está classificado para Copa do Mundo de Clubes de 2029.

Primeiro tempo

Um primeiro tempo digno de uma final de Libertadores: intenso e muito disputado. O Flamengo foi o protagonista da etapa inicial e foi o responsável pela primeira chegada de perigo do jogo aos cinco minutos.

Na sequência, o Palmeiras até respondeu após boa trama com Vitor Roque, que precisou de intervenção do goleiro Rossi. O lado esquerdo da zaga palmeirense, por sinal, sofreu muito com as chegadas de Varela e Bruno Henrique.

Aos 14 minutos, o camisa 27 recebeu passe do lateral-direito e chutou com perigo para meta do goleiro Carlos Miguel. Na sequência, Samuel Lino driblou o lateral Khellven, cortou para dentro da grande área e chutou tirando tinta da trave.

O Flamengo se impunha com linhas mais altas e asfixiava o Verdão, que tinha muita dificuldade de criação. Tanta dificuldade que o meia Andres Pereira precisou descer para a linha dos zagueiros algumas vezes tentando inversões de jogo.

Aos 31 minutos aconteceu a maior polêmica da primeira etapa. O volante Bruno Fuchs derrubou Arrascaete próximo do circulo central do campo e em seguida recebeu um pisão na canela de Pulgar.

Os jogadores alviverdes pediam desesperadamente o cartão vermelho e para o árbitro ir ao VAR, que acabou não o chamando para revisão. Curiosamente o lance foi o estopim para que o time paulista melhorasse no jogo.

A melhora surtiu efeito principalmente pela movimentação de Vitor Roque, que saia da grande área para buscar jogo e abria caminho para os meias Raphael Veiga e Andreas Pereira infiltrarem com perigo.

Segunda etapa

E o segundo tempo começou da mesma maneira que encerrou o primeiro: com o Palmeiras pressionando. O volume de jogo do Verdão melhorou, mas também deu espaços para o Mengão.

A partir daí o jogo ficou franco. Os cariocas tentavam conectar mais passes no bloco médio e acionavam muito Bruno Henrique. Já os paulistas apostavam num jogo mais vertical, com um jogo de transições rápidas.

Quando o jogo parecia igual, Khellvin protegeu a zona da bola para ganhar o tiro de meta. O problema foi que o bandeirinha deu escanteio para os rubro-negros.

Na bola parada, Arrascaeta cruzou com precisão para Danilo estufar as redes de Carlos Miguel com uma linda cabeçada digna de manual. Esse foi o quarto gol do Danilo na temporada e o primeiro do zagueiro na CONMEBOL Libertadores.

Após o gol, foram 15 minutos de apreensão para os flamenguistas, já que o Palmeiras se lançou ao ataque. Abel Ferreira mudou, tirou Murilo para entrada de Facundo Torres e o Verdão ficou mais perigoso pelos flancos do campo.

Foram pelo menos três vezes que Danilo e Varela precisaram intervir e tirar a bola da pequena área. Rossi também trabalhou bastante. No fim do jogo, o goleiro do Mengão fez uma defesa espetacular que decretou o título.

A Glória Eterna

O Flamengo começou sua caminhada na Libertadores vivendo altos e baixos. A equipe teve um início difícil na fase de grupos e só garantiu a classificação no último jogo, em segundo lugar.

Quando chegaram os jogos eliminatórios, o time mostrou qualidade, personalidade e força emocional. Fez atuações seguras, superou o Internacional com autoridade e deixou para trás Estudiantes e Racing na Argentina, sustentado também por grandes defesas do goleiro Rossi, um dos destaques da campanha.

Foram ao todo 13 partidas, com oito vitórias, três empates e duas derrotas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Fase de Grupos

O time de Filipe Luís terminou o Grupo C com três vitórias, dois empates e uma derrota, ficando com a segunda posição pelo saldo de gols. A chave teve um raro tríplice empate, já que LDU, Flamengo e Central Córdoba alcançaram 11 pontos.

Os equatorianos lideraram com um saldo de quatro gols, enquanto o Flamengo, com saldo de três, ficou à frente dos argentinos, zerados.

Resultados da fase de grupos:
Deportivo Táchira 0x1 Flamengo
Flamengo 1×2 Central Córdoba
LDU 0x0 Flamengo
Central Córdoba 1×1 Flamengo
Flamengo 2×0 LDU
Flamengo 1×0 Deportivo Táchira

Mata-mata

Quem fala que o Flamengo não tem casa, não conhece o Estádio Jornalista Mário Filho. O Maracanã acabou ganhando ainda mais importância na campanha, tornando-se um apoio fundamental para a equipe.

Isso aconteceu porque, ao terminar a fase de grupos na segunda posição, o Flamengo precisou disputar todos os jogos decisivos como visitante.

Em casa, o time venceu todos os jogos por um gol de diferença, construindo a vantagem que permitiria administrar as partidas fora do Rio.

O caminho até a final:
Flamengo 1×0 Internacional e Internacional 0x2 Flamengo
Flamengo 2×1 Estudiantes e Estudiantes 1 (2) x (4) 0 Flamengo
Flamengo 1×0 Racing e Racing 0x0 Flamengo

Tetracampeão da América

Com a vitória diante do Palmeiras em Lima, o Clube de Regatas do Flamengo entrou de vez na história ao se tornar o primeiro time brasileiro a conquistar quatro títulos da Copa Libertadores da América.

Foi uma campanha cheia de obstáculos, enfrentando uma mistura de adversários tradicionais e surpresas do torneio. Mesmo quando o futebol não esteve no seu auge, nunca faltou aquilo que define a Nação: raça, amor e paixão.

E agora, depois de erguer mais uma taça continental, o Brasil anoitece com pelo menos 40 milhões de corações rubro-negros em festa.

POR; TRANSAMÉRICA TMC

  • Related Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você perdeu

    Festa do Abacaxi 2025 anima Odilândia com dois dias de shows gratuitos neste fim de semana

    Festa do Abacaxi 2025 anima Odilândia com dois dias de shows gratuitos neste fim de semana

    Festa na Orla: Prefeitura de João Pessoa confirma Jota Quest no Réveillon 2026 no Busto de Tamandaré

    Festa na Orla: Prefeitura de João Pessoa confirma Jota Quest no Réveillon 2026 no Busto de Tamandaré

    Cícero Lucena percorre Romaria da Penha ao lado de multidão e destaca simbolismo do maior ato de fé da Paraíba

    Cícero Lucena percorre Romaria da Penha ao lado de multidão e destaca simbolismo do maior ato de fé da Paraíba

    Flamengo vence Palmeiras e se torna o primeiro clube brasileiro Tetracampeão da Libertadores

    Flamengo vence Palmeiras e se torna o primeiro clube brasileiro Tetracampeão da Libertadores

    Procon Santa Rita intensifica fiscalização e orienta consumidores durante a Black Friday

    Procon Santa Rita intensifica fiscalização e orienta consumidores durante a Black Friday

    Agentes comunitários de Santa Rita participam de capacitação sobre o Calendário Nacional de Vacinação

    Agentes comunitários de Santa Rita participam de capacitação sobre o Calendário Nacional de Vacinação